domingo, 9 de agosto de 2009

Sobre histórias

Uma coisa é certa. Eu adoro histórias. Gosto de contá-las, ouvi-las, vê-las, criá-las. Não é à toa que gosto tanto de ler, que gosto tanto de filmes. Porque neles, nos livros e nos filmes, há histórias, personagens, fantasias e realidades. Porque provocam em mim sentimentos. Gosto mais das histórias profundas, que me fazem chegar às lágrimas, que quando fecho a página do livro ou quando o letreiro do filme corre na tela, a história fica. E como fica. Escrevo este post sob efeito do filme O Leitor, que acabei de assistir. Dois trechos dele me tocaram bastante: um deles é sobre o amor, que eu, como incansável guerreira deste sentimento, não poderia deixar que passasse despercebido: Only one thing can make a soul complete and that thing is love (Apenas uma coisa pode tornar uma alma completa e essa coisa é o amor). A frase é curta, mas é certeira e ficou em minha mente assim, em inglês. O outro trecho é sobre literatura: A noção de segredo é o centro da literatura ocidental. Pode-se dizer que toda a ideia do personagem é definida pelas pessoas que têm escondida uma informação em especial, que, por vários motivos, às vezes são perversos, às vezes, nobres, mas que estão determinados a não se revelar.

Em O Leitor, a personagem Hanna, mulher que se envolve com um garoto 20 anos mais novo do que ela, guarda um segredo. Se seus motivos são nobres ou não, cabe a cada "leitor" dessa obra lhe dar uma sentença.

10 comentários:

Clarinha disse...

quero assistir esse filmeee..
mas na locadora aqui perto nçao temmmmmmm

hunf!!!

ehehe

bjs

Abraão Vitoriano disse...

boa dica,
deve ser brilhante só pelo jeito que falas... mas bom mesmo, e comprovado, é como suas palavras tem a força de nos levar a universos apaixonantes...

beijos,
boa semana.

fica com Deus!

Evandro Marques disse...

Assistirei.
Já assistiu "Peixe grande e suas histórias maravilhosas". Provavelmente sim. Acho q é tudo q vc gosta.

Andréia M. G. disse...

Clarinha, veja se consegue em outra locadora, não deve ser tão difícil encontrar.

Menino-Homem, fiquei feliz com sua visita e com suas palavras.

João, eu ainda não vi esse filme. Vou colocá-lo em minha lista!

S* disse...

Eu gosto que falem comigo, que me contem historias e me façam sonhar.

e quero ver esse filme!

Evandro Marques disse...

Depois me conte o q achou!

Cadinho RoCo disse...

Que delícia o fluir da sua reflexão.
Cadinho RoCo

dora disse...

Fiquei curiosa. Também quero assistir!!!!
bjs

Ju Haghverdian disse...

Aii, esse foi um dos melhores filmes que vi esse ano! De uma delicadeza, de uma sensibilidade. As vezes cansa assistir ou ler sobre a epoca de Hitler porque, pelo menos pra mim, da aquela impressao de q os judeus querem jogar o tempo toda na cara do mundo o quanto eles sofreram, o quanto foram massacrados + eskecem que muitas outros paises e "raças" também sofreram tanto quanto eles com os dramas da guerra... + "O Leitor"... ai, ai é um filme encantador!

Valeu por ter comentado sobre!

Lucas Lima disse...

gowstei muito deste filme, e seu texto não fica atrás, rs
Bons dias