terça-feira, 13 de setembro de 2011

Saudade de minhas leituras


Saudade de minhas leituras sem compromisso. Muita saudade do tempo em que passava a tarde inteira na biblioteca lendo o livro fresquinho tirado da prateleira. Saudade do tempo em que meu compromisso era apenas com os livros e as histórias que sempre me fizeram companhia desde a infância. Dos gibis do pato Donald aos livros fascinantes de Aghata Christie que tanto adorava. A fabulosa rainha do crime, ai que saudade. Li tanto os clássicos nacionais de nossa literatura, contei tantas histórias para os alunos, estudei tanto os estilos narrativos, as nuances, os interdiscursos, a mimesis, a verossimilhança... Flaubert, Peucheux, Nietzche, Saussure já consumiram tanto meu cérebro com suas teorias do discurso. Alencar, Assis, Lispector, Pessoa, Andrade, Bandeira, Bilac e tantos outros rondaram meus dias. Às vezes tenho vontade de me meter nesse mundo outra vez, mas por pura diversão, até porque já esqueci boa parte de todas as teorias. Quero ler por prazer, exclusivamente. Imersa hoje na gestão de pessoas, convivo com outros mestres, como Fischer, Hunter, Drucker, Senge... Mas eu quero ler meu saudoso Saramago, Jorge Amado ou meus livros menos comprometidos ainda, daqueles que a Academia de Letras esnoba por não serem considerados genuína literatura ou cânones. Está na hora de comprar a estante e trazer meus livros de volta pra mim.

Nenhum comentário: